Muitos meses atrás escrevi um guia sobre auditorias, diligências e consultorias em clubes de futebol numa newsletter, mas em inglês.
Embora inspirada no que vivencio sobre Fluminense, ela foi feita pensando em clubes de uma maneira genérica.
A ideia era tentar explicar tudo que você precisa saber para evitar solicitar algo impraticável ou que não obtenha os resultados esperados, em linha com suas necessidades e desejos. Naquela época não pensava em criar a FLUCONOMiCS.
Pois bem, o texto acabou sendo traduzido, de forma livre. E por ser livre, acabou sendo estendido. A versão em português reflete em parte o feedback recebido da versão original, que foi inteiramente publicada até meados de agosto de 2021.
E por se tratar de Fluminense, acabei me aprofundar um pouco mais em alguns tópicos do original onde resolvi não exemplicar o que estava escrevendo para ficar um pouco mais impessoal.
O #GUiAFLUCONOMiCS serve para qualquer clube, afinal existem clubes com problemas no Brasil e no resto do mundo. Até os maiores e mais ricos clubes passam por situações de embaraço, má gestão, irregularidades, desvios, fraudes eleitorais, etc… é inerente ao futebol.
Auditoria, consultoria, devida diligência ou investigação?
Qual é a abordagem correta na escolha de serviços profissionais junto a auditores, consultores e investigadores, para cada situação problemática em um clube de futebol?
Existem várias opções e a conjuntura atual do seu clube influencia a correta opção de forma preponderante.
Vou compartilhar um pouco da experiência que adquiri ao longo de vários anos auditando e investigando clubes de futebol brasileiros. Se você ainda não leu as credenciais da FLUCONOMíCS, elas estão destacadas na homepage.
Tentarei replicar todo o processo de aceitação do cliente, que inclui determinar a melhor abordagem de linha de serviços a serem prestados, entendendo sobretudo os problemas e a real demanda. Antes de pleitear algo é fundamental verificar se é possível executar tal serviço e se isso é viável financeira e politicamente.
Vou dar uma rápida explicação de como é executada uma auditoria externa em clubes de futebol, obrigatória por lei e realizada anualmente.
Por fim, detalharei as opções fundamentais de serviços prestados para trazer os resultados que todo torcedor espera alcançar em relação às suas aflições e frustrações com a gestão do clube.
Originalmente, essa thread foi escrita com treze postagens:
- Introdução (que você já está lendo)
- Aceitação do cliente – a primeira barreira
- As desculpas esfarrapadas
- Auditoria Externa 101 – Parte 1
- Auditoria Externa 101 – Parte 2
- A obsessão da dívida total
- “Isso não é uma auditoria!”
- Passo a passo – Diagnóstico
- Passo a passo – Due Diligence
- Passo a passo – Consultorias
- Passo a passo – Investigações – Parte 1
- Passo a passo – Investigações – Parte 2
- Finalmente, você pode pensar em realizar uma auditoria externa com um Big4
Ao final da 13a edição sobre esse tema, existem mais 3 partes bônus. As 3 adicionais trazem um escopo, comentado, de uma hipotética primeira fase de serviços profissionais que entendo que seriam aplicáveis ao Fluminense. A ideia é começar a balizar toda a discussão sobre “auditoria” de forma prática, após todos vocês terem lido o “guia” anterior.
Não deixem de comentar e mandar mensagens sobre o conteúdo dessa thread. Esse é um assunto que é tratado de forma errada por 11 em cada 10 pessoas em redes sociais, blogs e portais. Vamos tentar acabar com esse problema.