Cada investigação é muito peculiar. Não existe um guia pré-definido, e tentar apresentar um programa de trabalho sobre o que deve ser feito em uma investigação em um texto seria um atalho para o erro.
No entanto, os clubes de futebol no Brasil têm um comportamento padronizado particular, derivado de alguns fatores:
- Os clubes trocam informações e alinham práticas, principalmente por se tratar de um ambiente muito amador, onde os dirigentes precisam conciliar sua vida profissional e pessoal com as demandas dos clubes. A escolha dos profissionais 100% dedicados é muito mais particular e não muito técnica. Mesmo os dedicados buscam contato com seus pares em outros clubes de futebol para saber como procederem diante de determinada situação.
- O modelo de esportes amadores é praticamente o mesmo em todos os clubes de futebol.
- Investidores, agentes e intermediários operam em todos os clubes. Apesar de ser um mercado com centenas de profissionais cadastrados, na prática, meia dúzia lidera este segmento e os problemas se repete em todos os clubes.
Assim, quanto a investigação de desvios de recursos, dispomos de um guia geral das áreas e operações a serem investigadas. Vou resumir isso para você.
O ponto de partida é a formação de jogadores de futebol. Todo processo de captação de recursos precisa ser minuciosamente investigado, com grande atenção a partilha de direitos econômicos, contratos de comissionamento, despesas com taxas diversas e, principalmente, os casos de descontinuidade.
Uma abordagem semelhante precisa ser feita no time profissional, investigando minuciosamente todas as compras, vendas, cessões de direitos, transferências sem custos, comissões e taxas. É preciso também atentar para o tamanho dos plantéis, pois alguns clubes possuem atletas contratados suficientes para formar até seis times completos com reservas.
O excesso de atletas contratados é um dos indícios mais significativos da necessidade de pesquisas sobre o comissionamento.
As evidências encontradas nesta fase de investigação podem exigir um procedimento adicional para rastreamento de ativos e sinais de riqueza incompatível com a renda percebida. As comissões e taxas, uma vez pagas, perdem o rastro na contabilidade e nos registros financeiros dos clubes de futebol. Como regra, é necessário revisar todos os contratos de receita e despesa dos clubes.
Mais uma vez, atento a comissões e intermediários, mas principalmente avaliando as condições comerciais, comparando-as com os preços praticados no mercado e até mesmo que os serviços contratados ou remunerados tenham sido efetivamente realizados.
Background checks and screenings de todos que recebem fundos dos clubes também deveriam ser obrigatórios nesse escopo de investigação. Concentre-se em potenciais conflitos de interesse entre jogadores e a política dos modelos associativos de clubes de futebol.
Nesse sentido, também é útil analisar a razoabilidade e imagem de quem se associa comercialmente de alguma forma a clubes, como contratos de patrocínio, onde os negócios podem ser ilegais ou apresentar riscos de reputação. Danificar a imagem de um clube é um ato temerário de uma gestão.
Ultimamente, um foco investigativo nos custos operacionais dos jogos tornou-se necessário. A abordagem é a mesma descrita acima, embora a execução seja mais complicada porque costuma ser estruturada em empresas fora do clube de futebol.
Uma investigação sobre a gestão de litígios também é sugerida. Algumas situações são bastante estranhas e requerem a aplicação de alguns procedimentos investigativos.
Cada etapa trará problemas específicos que subsidiarão o planejamento de frentes de investigação para cada situação. Não há como lidar com tudo isso neste tópico.
O importante é ter em mente que é fundamental investigar para expurgar do modelo associativo as pessoas que se beneficiam ilicitamente, estabeleceram relações comerciais em evidente desequilíbrio financeiro, punir e incapacitar os gestores que causam prejuízos e erros diversos.
Enfim, eliminar associados que lhes causam perdas ou que fecharam contratos ruins.
O processo investigativo auxilia tanto no projeto de reestruturação quanto na longevidade da nova estrutura a ser criada. E ainda abre caminho para a criação do clube da empresa, sem qualquer vínculo com modelos associativos.
O esforço investigativo inibe a ação futura dessas pessoas de amor incondicional e abnegação. O ambiente de negócios passa a ter um filtro e as relações tendem a se equilibrar.É o fim do clube cada vez mais pobre com gerentes e agentes cada vez mais ricos.